Se você anda em dúvida se ter um pet na família trará benefícios para os seus filhos, leia este artigo até o fim. Separamos cinco razões para te convencer dessa boa ideia de uma vez por todas. Boa leitura!
1. Ter um pet ensina sobre responsabilidade e cuidado
Pets, em especial os cachorros, ensinam às crianças muito sobre responsabilidade: alimentar, passear, brincar, dar banho. Ou seja, como manter outro ser vivo.
Todas essas tarefas que garantem o bem-estar do animalzinho, ensinam aos seus filhos habilidades importantes sobre cuidado e carinho também, fundamentais quando o assunto é criar relacionamentos saudáveis com empatia e atenção às necessidades do próximo.
2. Mantém as crianças menos tempo em frente das telas
Hoje em dia, é cada vez mais comum que os pequenos passem horas brincando com videogames, tablets, celulares, entre outros dispositivos. Mas a vinda de um cãozinho pode mudar essa realidade, já que precisam correr, brincar e pular, principalmente quando são de raças que necessitam de maior gasto de energia.
Assim, ao brincar com o animalzinho ou levá-lo para passear, um pet em casa se transforma numa excelente motivação para tirar as crianças da frente das telas.
Se necessário, experimente colocar as crianças na rotina de adestramento do novo amigo, e veja como se sentirão orgulhosas de todo o progresso conquistado em equipe.
Em outras palavras, ter um pet auxilia na criação de crianças mais ativas e menos sedentárias.
3. Ensinam sobre amor incondicional
Os laços de afeto criados entre humanos e caninos são milenares e, mesmo que existam centenas de estudos que investiguem o surgimento dessa relação, não precisamos ir tão longe.
Afinal, se você já teve um cãozinho em casa, sabe como esses focinhos nos conquistam com sua lealdade, vitalidade e alegria.
Assim, ao proporcionar que esses laços se criem ainda na infância, você oferece aos seus filhos a chance de conhecer a intensidade desse amor desde cedo, mesmo que ainda não saibam expressar em palavras todo esse sentimento.
4. Ter um pet torna os pequenos mais sociáveis
É natural que algumas crianças sejam mais ou menos sociáveis do que outras. Contar com um bichinho de estimação é excelente para que os pequenos pratiquem a fala, seja chamando o cachorro pelo nome, pedindo que ele execute comandos ou apenas balbuciando conversas, como é o caso dos bebês quando interagem com seus amigos peludos.
Outro fator importante dessa relação é que um cachorro também pode ajudar crianças com dificuldades de fala de forma natural, durante as horas de brincadeira e sem o receio de que sejam julgadas. Já tinha pensado por esse lado?
5. Cada memória, uma aventura
Por fim, é muito provável que na sua infância algum animalzinho tenha te acompanhado e que você tenha boas memórias dessa época, acertamos?
Pois é. Durante a infância nossa imaginação cria as mais divertidas aventuras e é assim que o chão de tapete vira um chão de lava, uma barraca no quintal se torna um castelo e subir em árvores vira tarefa para super-heróis e ter um pet, é certeza de que embarcarão juntos em cada brincadeira, deixando cada memória ainda mais especial, transformado-as em verdadeiras joias preciosas do tempo.
Se você gostou desse artigo, não deixe de comentar! E aproveite para seguir a FreeFaro nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e também no Linkedin.