Todos amamos o clássico Tom & Jerry da Warner Bros. Mas quanto realmente sabemos desses personagens? Criado tão cedo quanto a década de 1940 por William Hanna e Joseph Barbera, o gato e rato Tom e Jerry, conquistaram os corações de milhões de pessoas mundo afora.
A série de animação tomou todas as partes e é verdadeiramente uma parte inesquecível das infâncias de muitas gerações. E para comemorar o lançamento da Coleção Tom & Jerry by FreeFaro, criamos um post especial sobre esses “inimigos inseparáveis”. Aproveite!
1 – Jasper e Jinx
Ao lançar a primeira animação, Tom & Jerry não tinham os nomes que conhecemos hoje: eram Jasper e Jinx. Já no segundo curta, eles aparecem com seus nomes atuais.
Ambos foram escolhidos pelo animador John Carr, que foi convocado, junto com outros funcionários do estúdio da MGM, para sugerir os nomes definitivos dos protagonistas da animação. Ele venceu a “competição” e recebeu 50 dólares como recompensa na época.
2 – O confronto com Mickey
A animação, que nasceu para “disputar” com o Mickey Mouse, não foi a primeira tentativa de Hanna e Barbera. Na verdade, foi o primeiro acerto depois de uma série de testes anteriores que haviam sido um fracasso. A dupla não conseguia dar forma às ideias que seus chefes pediam e seu trabalho perdia sistematicamente em popularidade para o ratinho da Disney. O primeiro episódio não inspirou confiança ou foi elogiado pelo estúdio. Mas, após algum tempo, um produtor influente enviou uma carta perguntando quando o segundo seria lançado. Embora o desenho nunca tenha superado Mickey Mouse, a verdade é que ganhou relevância e será sempre lembrado como um clássico da animação que fez — e faz até hoje — um enorme sucesso.
3 – Série cancelada! Spike & Tike
Tom & Jerry tem uma gigantesca história de sucesso. Desde sua criação, foram 13 indicações ao Oscar com 7 vitórias e diversos outros prêmios na prateleira. Com uma bagagem dessas, a MGM tratou de encomendar um Spin-Off da série, a fim de amplificar seu sucesso. Assim, uma nova série, focada nos bulldogs Spike e Tike passou a ser produzida. No entanto, depois de apenas 2 episódios, a MGM decretou falência e fechou suas portas, cancelando a série. William e Joseph decidiram fundar seu próprio estúdio e assim nasceu a Hanna-Barbera Productions.
4 – Mammy Two Shoes – aparição inédita
Mammy Two Shoes, que é descrita como a dona de Tom na série, é mais conhecida por suas pernas do que pelo seu rosto. Durante toda a animação, o rosto dela foi visto apenas uma vez. Foi mostrado, muito brevemente, no episódio chamado “Saturday Evening Puss”, lançado em 14 de janeiro de 1950. Ela também foi o elemento mais controverso da série, já que foi descrita como uma pobre empregada negra que fala em um estereotipado “sotaque africano”. Isso foi visto como sendo racista. Mais tarde, sua voz foi dublada para que ela soasse menos estereotipada. Ela também foi substituída por uma mulher branca posteriormente. Mas o arquétipo da mamãe, embora estereotipado, foi restaurado nos lançamentos em DVD e Whoopi Goldberg foi trazida para fornecer uma declaração sobre a importância da representação afro-americana na série após anos da polêmica.
5 – Fama atemporal de sucesso
Em 2000, Tom & Jerry foi escolhido um dos melhores programas de televisão de todos os tempos pela revista Time. Até hoje, após 80 anos de sua primeira aparição, a imagem desses companheiros, tão inimigos como necessários um para o outro, continua sendo um ícone cultural para jovens e adultos. A imagem dos personagens ainda hoje é usada para estampar diversos produtos, sendo uma marca almejada e concorrida.
E na última semana a coleção deles chegou na FreeFaro. Agora seus pets podem usufruir dos melhores acessórios com uma estampa exclusiva dessa animação tão nostálgica e que faz parte da nossa criança interior. Clique AQUI e conheça a coleção. Deixe seu pet entrar nessa aventura!
Disponível em nosso site, nos quiosques FreeFaro e nos melhores Petshops do Brasil.