Todo ano, durante o mês de junho, a comunidade LGBTQIA+ celebra o Orgulho Internacional, mês escolhido devido à rebelião de Stonewall. A palavra orgulho é usada neste contexto como um antônimo de vergonha, que foi empregada ao longo da história para controlar e oprimir indivíduos da comunidade.
Na Nova York dos anos 60 a relação entre pessoas do mesmo sexo era crime, na época elas eram fortemente reprimidas e perseguidas pela polícia. O movimento do Orgulho LGBTQIA+ iniciou-se após a Rebelião de Stonewall em 1969, que era o nome de um bar, um lugar frequentado pela comunidade, até que no dia 28 de junho, a polícia invadiu o local, prendendo frequentadores e artistas que se apresentavam naquele dia.
Após essa noite de injustiça, centenas de pessoas se reuniram promovendo passeatas a favor dos direitos dos homossexuais e contra a perseguição da polícia, o que desencadeou mais ondas de protestos. De lá pra cá, muita coisa mudou e a comunidade continua promovendo a causa dos direitos LGBTQIA+ e é preciso lembrar ao mundo que inclusão é o único caminho para um futuro melhor…o marco do movimento e ativismo deve ser celebrado mais do que nunca!
Vários eventos são realizados em todo o mundo durante o mês como forma de reconhecer a influência que as pessoas LGBTQIA+ tiveram ao longo da história. Além de ser uma celebração de um mês repleto de eventos, o Pride (Orgulho), é uma oportunidade para protestar pacificamente e aumentar a conscientização política sobre os problemas atuais da comunidade e ajudar instituições, ongs e casas de apoio voltadas à comunidade.
Pensando nisso, separamos 5 instituições que necessitam de ajuda e auxílio para permanecerem abertas, conheça e divulgue para que alcance mais pessoas.
1- TransVest @ONGTransVest – Belo Horizonte/MG
2- TransViver @TransViver – Recife/PE
3- Casa Nem @CasaNem_ – Rio de Janeiro/RJ
4- Casa Miga @CasaMigaLGBT – Manaus/AM
5- Casa Transformar @CasaTransformar – Fortaleza/CE
Glossário: LGBTQIA+
L: Lésbicas
G: Gays
B: Bissexuais
T: Transexuais
Q: Queer
I: Intersexo
A: Assexual
+: Pansexuais +
Juntos mudaremos a história, diga não a homofobia!!!